quarta-feira, 22 de junho de 2011

A importância da pontualidade no crescimento profissional

Ser pontual inspira confiança, demonstra respeito e disciplina. Não é à toa que pessoas pontuais, têm mais oportunidades nas empresas... E você? Como anda sua pontualidade?

Qual a importância da pontualidade para alcançarmos novas oportunidades no trabalho? Bem, particularmente eu não conheço ninguém que tenha alçado uma grande carreira tendo a fama de estar sempre atrasado para seus compromissos. A pontualidade é um pré-requisito para alçar novos voos em direção ao nosso desenvolvimento profissional.

Recentemente recebi um cronograma de uma empresa, com os horários das 3 palestras que ministraria no dia seguinte. Eram eles: 09:08 h, 11:23 h e 15:12 h. Eu já sabia porque os horários eram tão quebrados: quando agendamos uma palestra para as 09:00 h, as pessoas tendem a pensar que o evento começará entre 09:15 e 09:30 h. Quando o horário é 09:08 h todos ficam atentos para a importância da pontualidade. Mas muitas pessoas não conhecem tal importância e por isso, acabam aprimorando uma outra habilidade: a criatividade para arrumar desculpas.

Alguns fazem do atraso um hábito. Quando o despertador do celular toca, indicando o horário de levantar, pressionam a função "Soneca" repetidas vezes, até perceberem que estão no limite (ou um pouco além dele) do horário para sair da cama. Então, tomam banho correndo, saem de casa despesperados e no caminho para o trabalho não param de olhar para o relógio, como se pudessem desacelerar o tempo.

Ao chegar atrasado mais uma vez, aquele profissional encontrará mais uma desculpa: a chuva, o trânsito, alguém que ele teve que socorrer, uma pequena batida no carro ou sabe-se lá o quê. Imprevistos acontecem e atrasos também, mas quem os transforma em um hábito, terá menos chance de alcançar novos postos e novas conquistas em sua carreira.

A pontualidade é uma forma de expressar a importância que cada compromisso tem para você, assim como o respeito que você tem pelas pessoas que estão envolvidas com o que será realizado. Ser pontual demonstra sua atitude em cumprir o que foi combinado, e assim, inspira nos demais a confiança que depositarão em tarefas e objetivos atribuídos a você. Ser pontual demonstra sua capacidade de gerenciar o próprio tempo, e por consequencia, a aptidão de gerenciar equipes e projetos.

Em resumo, pessoas pontuais acabam tendo muito mais oportunidades na vida, porque ninguém quer delegar responsabilidades e cargos para quem sempre tem uma desculpa (seja ela verdadeira ou não). Ser pontual é uma questão de atitude, e por isso, exatamente às 09:08 h daquela manhã iniciei minha palestra para uma grande equipe. Advinhe qual era o tema ! Gerenciamento do tempo, é claro...

Maurício Louzada é palestrante, professor titular do SENAC – SP há 15 anos, formado em Gestão de Recursos Humanos, com extensão em Professional Coach pela Bridgestone AC (Londres).
Com informações Portal Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário